top of page

Noticias recentes:

IV Aquatlo Vila da Calheta 2014 & III Aquabike Paul do Mar

 

Decorreu no passado fim-de-semana, nos dia 22 e 23 de fevereiro de 2014, o Aquatlo da Calheta e o Aquabike do Paul do Mar, respectivamente.

As minhas expectativas para este fim-de-semana duplo, eram elevadas, tendo a percepção que a prova de Aquatlo era mais fácil de vencer, do que a prova de Aquabike.

No Aquatlo da Calheta (700m a nadar e 5000m a correr), a prova correu-me muito bem, tendo efectuado um excelente segmento de natação e saído isolado do grupo perseguidor, com cerca de 30 segundos de vantagem.

No segmento de corrida, no inicio não me senti a correr muito bem, sentia as pernas pesadas, mas no decorrer da mesma, comecei a sentir-me a correr melhor, tendo conseguido ampliar a vantagem para o 2º classificado, tendo vencido assim a prova á geral.

Uma prova já estava feita, e tê-la ganha, fez-me sentir mais confiante para a prova do dia seguinte, o Aquabike.

No Aquabike (300m a nadar e uma rampa de 5km de bicicleta), a natação foi mais curto do que o previsto, o que fez que a vantagem que poderia dar na água, seria mais reduzida.

Mesmo assim consegui sair com alguns preciosos segundos de vantagem, que me permitiu fazer o segmento de ciclismo sempre à frente, mas sempre atento ao meu colega de equipa, Bruno Freitas, que vinha no meu encalce.

Dei tudo o que tinha e não tinha, para que nunca fosse alcançado, terminando em primeiro classificado à geral uma vez mais.

Resumindo este fim-de-semana de jornada dupla, os meus objectivos foram todos cumpridos, e senti que os treinos estão a dar resultado, dando boas expectativas para as próximas provas, de maior importância.

Quero agradecer ao meu patrocinador Ourinvest – Talento Gótico por continuar a acreditar em mim, bem como aos meus treinadores Mercês Costa da natação e ao Carlos Francisco da corrida, e todas as pessoas que me apoiam sempre.

IV Duatlo de Ponta do Sol 2014

 

Disputou-se no dia 19 de janeiro de 2014, o IV Duatlo de Ponta do Sol, constituído por 2,5km de corrida, 11,6km de ciclismo e 1km de corrida.O 1º segmento (constituído por 2 voltas de corrida), começou com um ritmo muito vivo, onde consegui me manter colado aos atletas da frente. Na 2ª volta o ritmo manteve-se um ritmo forte e consegui chegar ao parque de transição, em 3º lugar da geral.O segmento de ciclismo ficou marcado pela dureza do mesmo, com subidas muito acentuadas, e descidas muito sinuosas, que com a chuva que teimava em não parar de cair, tornava a estrada muito perigosa.Neste segmento (2 voltas de ciclismo), apesar do piso estar molhado, consegui descer a um ritmo consideravelmente rápido, mas ao chegar ás subidas não consegui impor um ritmo forte ao qual estou habituado nos treinos.Mesmo assim, consegui pedalar o suficiente para chegar ao parque de transição em 2º lugar.Na corrida final, apenas tive de manter o 2º lugar da geral, e assim acabei a prova em 2ª lugar absoluto, atrás do meu colega de equipa Bruno Freitas.Esta foi a minha melhor classificação de sempre num duatlo, e sinto que estou a correr cada vez melhor.Quero agradecer ao meu patrocinador Ourinvest Grupo Talento Gótico, ao Ludens Clube de Machico e a todas as pessoas que me ajudam a atingir os meus objectivos. 

Balanço da minha época de Triatlo 2013

 

Terminada a época de 2013, é tempo de fazer um balanço à mesma.
Na generalidade achei que nesta época tive um grande progresso, principalmente no segmento da corrida, tendo esse progresso me valido um pódio Nacional e duas vitórias à geral nas provas regionais.
Infelizmente, não consegui atingir o objetivo principal traçado para a época, que era, integrar a Seleção Nacional de Triatlo, para o Campeonato da Europa Youth.
Pela primeira vez, consegui vencer um triatlo à geral, o Triatlo da Ribeira Brava, sem a ajuda do meu pai….
Foi uma época de muito trabalho, muito difícil de conciliar os estudos com os treinos, mas agora vejo que valeu a pena todo esse esforço.
Um dos pontos altos, foram os estágios que fiz com os meus colegas de equipa, pois alem de treinarmos muito, o convívio foi muito enriquecedor.
Mas claro, que o ponto mais alto, foi o meu primeiro pódio a nível Nacional, no Aquatlo de Coruche, no qual atingi o 3º lugar do escalão Cadete.
Quero fazer um especial agradecimento ao meu patrocinador Ourinvest, sem o qual não poderia ter ido fazer as provas ao Continente.
Também quero agradecer ao meu clube, Ludens Clube de Machico, por todo o apoio dado durante a época.

III Grande Prémio da Madeira em Bicicleta

 

Decorreu de 0 a 08 de stembro de 2013, o III Grande Prémio da Madeira em bicicleta, com as seguintes etapas:
1º etapa: 06/09/13 Porto Moniz - S. Vicente - Porto Moniz (2 voltas) - 60km
2º etapa: 07/09/13 Porto Moniz - Ponta do Sol - 50km
3º etapa: 08/09/13 Ponta do Sol - Paúl da Serra - 16km

Aqui deixo o meu Diário da Volta:

1º etapa: 06/09/13 Porto Moniz - S. Vicente - Porto Moniz (2 voltas)

"Está feita a 1° etapa do III GPM que me correu muito bem. Nas primeiras subidas da etapa houve alguns ataques mas o pelotao manteve-se compacto ate ao retorno em S.Vicente (1°volta). Na vinda para o Porto Moniz, o pelotao começou-se a partir devido ao aumento de ritmo provocado pela existencia da meta volante no seixal. Mesmo com este aumento de ritmo eu consegui manter-me no pelotao mas nao consegui discutir a meta volante porque ja vinha cansado do aumento de ritmo por parte do pelotao. Mantive-me com o pelotao ate o fim da etapa mas a meio da vinda para S. Vicente (2° volta) houve um grupo de 4 ciclistas que fugiram e acabaram por discutir a etapa entre si. Acabei por ficar em 9° lugar à geral e em 1° lugar do escalao. Ao longo da etapa senti-me a pedalar muito bem o que resultou num excelente resultado tendo em conta que no ano transacto acabei esta prova no 21° lugar à geral e em 2° lugar no escalao. Agora é descansar para a etapa de amanha que irá ligar Porto Moniz à Ponta do Sol"

2º etapa: 07/09/13 Porto Moniz - Ponta do Sol

"Hoje disputou-se a 2° etapa do III GPM. Desde o inicio da etapa ja era sabido que as condições climatéricas ao longo de todo o percurso nao seriam as melhores (longe disso), com muita chuva e vento o que tornou o piso muito escorregadio e perigoso. A etapa começou de imediato com a subida para a Santa do Porto Moniz onde de inicio o pelotao fracionou-se por completo tendo eu sido obrigado a fazer o resto do percurso da prova sozinho. Nesta subida inicial senti-me a pedalar muito bem, indo no meu ritmo ate ao fim da subida. A partir daí começou o sobe-e-desce constante onde eu nao querendo arriscar uma queda abrandei o ritmo, tendo por isso sido ultrapassado por alguns ciclistas. Devido a uma má alimentaçao ao longo do trajeto, tive uma queda de glicémia, e não tendo a possibilidade de me alimentar até ao fim da prova, dei por "terminada" a mesma, pois não tinha força nenhuma para pedalar. Daí em diante o meu único objetivo era chegar ao fim da etapa. Cruzei a linha de meta quase a desmaiar. Devido a esta situação saí do top ten mas ainda mantenho a liderança do escalão. Vamos ver como é que o meu corpo vai recuperar para a etapa de amanha que consiste numa subida de 18 km com pendente média superior a 7% que ligará a Ponta do Sol ao Paúl da Serra. Mesmo que amanha eu pedale muito bem é quase impossível reentrar no top ten devido ao muito tempo perdido na etapa de hoje."

3º etapa: 08/09/13 Ponta do Sol - Paúl da Serra

"Concluí hoje a 3ª e última etapa do III GPM que, ao contrário da etapa anterior, me correu muito bem. No início da etapa o pelotão começou forte o que deixou a maioria dos ciclistas para trás. Consegui aguentar com pelotão até os Canhas, e daí em diante vi-me obrigado a fazer o resto da etapa ao meu ritmo. Senti-me a pedalar muito melhor do que nos dias anteriores e ao impor um ritmo forte consegui ainda ultrapassar alguns ciclistas que restaram do pelotão. Acabei a etapa em 7º lugar à geral e concluí o III GPM em 12º lugar à geral e em 1º no escalão. Foi um excelente resultado, e fruto dos 1200 km realizados no mês de agosto com vista à preparação desta prova. Para o próximo ano há mais... "
 

IV Triatlo da Ribeira Brava 2013

 

Decorreu no passado dia 28 de Agosto de 2013, o IV Triatlo da Ribeira Brava, cuja distância era Super Sprint (300m a nadar, 8km a pedalar e 2,5km a correr).

O segmento de natação correu-me bem, tendo saído deste segmento em 2º lugar, não muito longe do primeiro. No segmento de ciclismo, integrei um grupo perseguidor ao líder da prova, constituído por 3 atletas.

A nossa pouco cooperação, teve como resultado, termos chegado ao ultimo segmento (de corrida), sem termos conseguido encurtar a vantagem que o líder tinha.

Fruto de um erro do 1º classificado no Parque de Transição, todos nós, os 4 atletas, começamos o segmento de corrida juntos, mas fruto de uma excelente transição (a minha mais rápida de sempre), saí á frente dos meus colegas para a corrida.

Neste ultimo segmento, senti-me a correr muito bem, e desde início, impos um ritmo forte, que me ajudou a me distanciar dos adversários. Acabei a prova em 1º lugar à geral, sendo esta a minha 1ª vitória num triatlo destacado à geral.

Quero agradecer a Ourinvest Funchal C Lobos, por todo o apoio que me tem dado ao longo desta época, bem como ao meu clube, o Ludens Clube de Machico.

 

IV Duatlo de Santana 2013

 

Disputou-se no dia 30 de junho de 2013, o IV Duatlo de Santana, constituído por 5km de corrida, 20km de ciclismo e 2,5km de corrida.

O 1º segmento (constituído por 3 voltas de corrida), começou com um ritmo muito lento, na 1ª volta. Na 2ª volta os melhores atletas em prova aumentaram drasticamente o ritmo, quebrando assim, o grande pelotão que se formara na 1ª volta. Nestas duas ultimas voltas, impôs um ritmo forte e consegui chegar ao parque de transição, em 5º lugar da geral.

No segmento seguinte (8 voltas de ciclismo), onde em cada volta, passava-mos no circuito de Karting do Faial, integrei um grupo de 4 elementos, todos eles bons ciclistas.

Nas primeiras voltas, senti alguma dificuldade a me adaptar ao Kartódromo, o que fez que em algumas alturas fosse difícil manter-me no grupo, mas com muito esforço, consegui me manter no mesmo. Conforme decorria as voltas, ia-me sentindo mais à vontade nas curvas e contra curvas, e foi cada vez mais fácil me manter no grupo.

A medida que o final deste segmento se aproximava, elementos do grupo tentaram a fuga, incluindo eu, mas sem sucesso, excepto o meu colega de equipa, o Bruno Freitas, que consegui alguma vantagem na parte final do ciclismo.

Mas com uma parte final do ciclismo muito forte, consegui apanhá-lo durante a 2ª transição, e saímos para o último segmento todos juntos.

O último segmento de corrida (2 voltas mais curtas do que as primeiras), eu já me sentia esgotado do segmento de ciclismo, e não consegui correr ao ritmo a que estou habituado, e assim acabei a prova em 4ª lugar absoluto, atrás dos meus colegas de equipa Ricardo Gouveia (1º), Carlos Nóbrega (2º) e Bruno Freitas (3º).

Esta foi a minha melhor classificação de sempre num duatlo, e sinto que estou a correr cada vez melhor.

Quero agradecer ao meu patrocinador Ourinvest Grupo Talento Gótico, ao Ludens Clube de Machico e a todas as pessoas que me ajudam a atingir os meus objectivos.

XXVI Triatlo de Oeiras e Campeonato Nacional Individual de Aquatlo - Coruche

 

Decorreu nos passados dias 9 e 10 de Junho, o Triatlo de Oeiras e o Campeonato Nacional Individual de Aquatlo de Coruche, respectivamente.

O Triatlo de Oeiras, cuja distância era super-sprint (300m/8km/2,5Km), era para mim a prova mais importante da presente época desportiva, pois contava como prova de observação para o Europeu Youth de Holen. O segmento de natação correu-me razoavelmente bem, tendo saído deste segmento integrado no grupo principal. No segmento de ciclismo o meu grupo vinha a perseguir 2 outros atletas que tinham conseguido isolar-se no segmento de natação mas sem êxito, visto o facto de eles terem conseguido chegar ao parque de transição com alguma vantagem. Neste segmento (ciclismo) senti-me muito forte e até cheguei a atacar varias vezes, na esperança de chegar ao segmento de corrida isolado do pelotão, ou até mesmo apanhar os dois “fugitivos” que iam lá na frente a andar muito bem. No fim acabei por chegar ao ultimo segmento integrado no pelotão, segmento esse em que também me senti a correr muito bem mas um pouco abaixo das espectativas, talvez pelo facto de me ter esforçado um pouco mais no segmento anterior. Acabei assim a prova em 9º lugar do meu escalão (cadetes) e em 4º lugar dos atletas da minha idade (nascidos em 97), o que foi um resultado muito positivo.

Já no Aquatlo de Coruche, a contar para o Campeonato Nacional Individual de Aquatlo, enfrentei esta prova sem pressão alguma, devido ao facto de a competição principal já se ter realizado no dia anterior. Esta prova foi realizada na distância sprint (750m/5km), contando à partida com cerca de 80 atletas. No segmento de natação senti-me a nadar muito melhor do que no dia anterior pelo facto deste segmento ser maior, e assim consegui sair deste primeiro segmento em 15º lugar à geral. Já no segmento de corrida, senti-me a correr melhor do que nunca e consegui ultrapassar cerca de três atletas do meu escalão. Neste segmento fiz mais uma vez o 15º melhor parcial da prova, o que é muito bom visto que este segmento seja o meu segmento mais fraco. Tenho que admitir que neste segmento eu fiz um esforço enorme e quando cheguei à meta parecia que ia morrer de exaustão. Quando cheguei à meta não sabia se tinha ficado em 3º ou em 4º lugar do meu escalão, mas independentemente de ser 3º ou 4º era um excelente resultado. Esperei pela entrega de prémios e fui chamado ao pódio, o meu primeiro pódio a nível nacional, em 3º lugar.

Quero agradecer a Ourinvest Funchal C Lobos, por todo o apoio que me tem dado ao longo desta época, sem o qual seria impossível ter ido disputar as provas no Continente. Espero que com os meus resultados, tenha prestigiado o grupo, e só posso prometer trabalhar cada vez mais, para melhores resultados!

V Triatlo Super-Sprint de Machico 2013

 

Disputou-se no dia 2 de junho de 2013, o V Triatlo Super Sprint de Machico, constituído por 300m de natação, 10km de ciclismo e 2km de corrida.

Esta prova ficou marcada pela alteração do segmento de natação, que devido a uma avaria do barco de apoio, teve de ser disputada num percurso alternativo, entre a praia de areia e a plataforma de apoio à praia. Este segmento foi efectuado duas vezes, com uma ida à praia para fazer o retorno.
A partida foi dada fora de água, e o meu segmento de natação não correu tão bem como o esperado, não tendo ganho muita vantagem para os principais perseguidores.
Devido a ocorrência simultânea do triatlo super sprint, com o triatlo olímpico, no segmento de ciclismo, consegui apanhar roda de atletas da outra prova, o que, com o grande vento que se fazia sentir, foi muito benéfico. Comecei a corrida lado a lado com o meu principal adversário à vitória da prova, e impus um ritmo forte logo de início. Neste ultimo segmento senti-me a correr muito bem, e consegui ainda vencer com cerca de 50 segundos de vantagem.
Quero agradecer ao meu patrocinador Ourinvest Grupo Talento Gótico, ao Ludens Clube de Machico e a todas as pessoas que gritaram o meu nome ao longo da prova, e que me incentiva muito durante a mesma.

II Triatlo Dia do Trabalhador

 

Disputou-se no dia 1 de maio de 2013, o II Triatlo Dia do Trabalhador. A prova era constituída por 750m de natação, 20km de bicicleta e 5km de corrida, toda disputada na avenida do mar, tendo o parque de transição ficado na Praça do Mar.

Tendo em conta o fato de ter estado doente nos dias anteriores à prova, não estava com muitas expectativas para uma boa classificação a nível absoluto.
O segmento de natação que estava um pouco maior que o previsto (pouco mais de 800m), correu-me surpreendentemente bem, tendo em conta que já não nadava a alguns dias devido a minha doença. Saí deste segmento em 2º/3º lugar.
No início do segmento de ciclismo, as minhas pernas não estavam a responder bem, e senti-me cansado, mas com o decorrer da prova, as minhas pernas ficavam cada vez melhor, conseguindo assim manter, ao longo de todo o ciclismo, 50 segundos para o grupo perseguidor.
Cheguei ao segmento em 1º lugar, e vista a vantagem que trazia sobre os concorrentes, comecei a sonhar com a vitória na prova.
Já na última volta, fui apanhado pelo meu pai e colega de equipa, e decidimos cortar a meta juntos.
Assim, eu e o meu pai dividimos entre nós o lugar mais alto pódio, tendo sido este completado com o nosso colega de equipa, Bruno Freitas.
Quero agradecer ao meu patrocinador Ourinvest Grupo Talento Gótico, ao Ludens Clube de Machico e aos todos os meus colegas de equipa, por terem acreditado em mim.
Quero também fazer um agradecimento especial a minha professora de natação, Mercês Costa, pelo apoio que me tem dado ao longo da época.

 

I Duatlo Jovem de Santana 2013

 

Decorreu no passado dia 20 de abril de 2013 o I Duatlo Jovem de Santana, o qual entrei na prova aberta, visto ser esta a única prova em que podia entrar. Esta prova foi constituída por uma corrida inicial de 2km, 8 km de ciclismo e 1,1km de corrida final.

Encarei esta prova como um treino competitivo, visto não contar para nenhuma classificação importante. Assim não estava no meu pico de forma, e já no aquecimento senti as pernas cansadas e pesadas. A prova começou muito rápida, mas tive a frieza necessária para impor o meu próprio ritmo.  A medida que a prova ia-se desenvolvendo, as minhas pernas começaram a responder melhor, e consegui aumentar o meu ritmo de corrida, apanhando e ultrapassando o líder da prova. Cheguei ao parque de transição liderando a prova e comecei o ciclismo com intenção de alcançar uma vantagem confortável para o resto da prova. E assim aconteceu. Senti-me a pedalar muito bem.
Já na corrida final, apenas geri a vantagem para o 2º classificado, não querendo exagerar muito no ritmo. Desta forma, acabei a prova com 27’10’’, o que me garantiu a vitória na prova.
Quero agradecer ao meu patrocinador Ourinvest Grupo Talento Gótico, ao Ludens Clube de Machico e aos todos os meus colegas de equipa.

 

X Triatlo do Porto Moniz e II Aquabike do Porto Moniz 2013

 

Decorreu nos passados dias 06 e 07 de abril de 2013 o X triatlo de Porto Moniz e o II Aquabike do Porto Moniz, respectivamente. Ambas as provas foram marcadas pela presença de “Caravelas Portuguesas” nas águas onde iam decorrer os segmentos de natação. Na prova de Triatlo, a natação correu-me muito bem, apesar de estar com um pouco de receio de ser picado por uma Caravela. Saí deste segmento no grupo da frente, e fiz o segmento de ciclismo inteiro com o meu colega de equipa, Bruno Freitas. Achei o percurso de ciclismo excelente para esta prática desportiva. Acabamos este segmento com 2 minutos de avanço sobre o grupo perseguidor, constituído por vários atletas do corticeiras e pelo outro meu colega de equipa, Carlos Nóbrega. No último segmento, o de corrida, senti-me a correr muito bem, tão bem que os 2 minutos de avanço foram suficientes para eu e o Bruno chegarmos isolados á meta. Visto que não consegui descolar o meu colega de equipa ao longo deste segmento, a decisão para a vitória final, seria decidida no sprint final, no qual o meu colega levou a melhor. Mesmo assim, para 2ª prova na distância Sprint (750m a nadar/ 20km ciclismo/ 5km corrida), um 2º lugar a nível absoluto foi excelente, tendo em conta o nível dos atletas que participaram nesta prova. O objectivo principal desta prova, era o Ludens Clube de Machico/Ourinvest Grupo Talento Gótico conseguir colocar três atletas no pódio absoluto, o que foi conseguido (Bruno Freitas/Diogo Nóbrega/Carlos Nóbrega).

Na prova de Aquabike (350m natação/ 5km ciclismo), em que a parte do ciclismo era muito dura, sendo este percurso desde o cais do Porto Moniz, até a Santa do Porto Moniz. Na parte da natação saí mais uma vez no grupo da frente, mas no ciclismo, acusei o cansaço da prova do dia anterior, e desta vez, não consegui acompanhar o Bruno Freitas. Assim, lutei até ao fim pelo segundo lugar á geral, contra o Duarte Martins do Corticeiras, que me alcançou aos 3km de subida. Depois de ele me ter alcançado, fiz um esforço extra e consegui acabar no tão desejado 2º lugar absoluto.
Este fim-de-semana teve um balanço muito positivo e deu-me mais confiança e motivação para treinar cada vez mais. Quero agradecer ao meu patrocinador Ourinvest Grupo Talento Gótico, ao Ludens Clube de Machico e aos todos os meus colegas de equipa que me proporcionaram um espectacular fim-de-semana desportivo e não só.

 

Triatlo de Alpiarça 2013

 

Decorreu hoje, dia 24 de Março, o primeiro triatlo de Portugal da presente época - O Triatlo de Alpiarça, a contar para o Campeonato Nacional de Clubes. As minhas expectativas para este triatlo eram ganhar experiência e tentar a melhor classificação possível entre os cadetes. Não é todos os dias que participamos em provas com 400 atletas. Á hora marcada para o início da prova estava sol e muito frio, tal como a temperatura da água do rio/barragem (14ºC). Na partida como era de esperar houve muita confusão, confusão essa que não estou habituado nas provas regionais. Assim sendo, acabei por perder muito tempo na partida, mas por volta dos 150 metros de prova consegui impor um bom ritmo até o fim da natação. Acabei a natação com 10’ 28’’ e em 13º do meu escalão. A transição para a bicicleta correu muito bem e assim comecei o percurso de ciclismo composto por 2 voltas com 10 km cada. Neste segmento senti-me a pedalar muito bem e na 1º volta tentei apanhar um dos grupo principais que iam na dianteira da prova. Fiz esta perseguição sozinho (durante uns 7km) e dei tudo por tudo na esperança de alcançar este grupo, pois se o fizesse teria uma boa classificação garantida. Quando estava perto de integrar o grupo pretendido, que estava a cerca de 10 a 15 metros à frente, começaram os ataques nesse grupo e como eu já vinha no limite, não os consegui apanhar, e comecei a perder terreno. No final da 1º volta fui apanhado por um grupo atrasado, grupo esse que viria a integrar até ao final deste segmento. Acabei este segmento com 34’ 48’’, com uma média de 36 km/h. A segunda transição não me correu muito bem devido à falta de sensibilidade nos pés, o que fez com que eu não conseguisse calçar as sapatilhas com a rapidez normal. No segmento de corrida senti o cansaço acumulado do segmento de ciclismo e também senti que o facto de nunca ter feito uma prova tão longa, fez com que ainda não tivesse a resistência necessária para a realização de um bom segmento de corrida. Fiz o segmento de corrida (5 km) em 19’ 12’’, o que em condições normais está longe do meu melhor. Completei esta prova em 1:04:29, o que é bom para a estreia de uma prova com esta distância. No escalão de cadetes acabei por ficar em 11º e em 61º à geral, o que foi abaixo das minhas expectativas. Agora é treinar para a próxima.

 

III Aquatlo da Calheta e II Aquabike do Paul do Mar 2013

 

Decorreu este fim-de-semana, nos dias 16 e 17 de Março, o III Aquatlo da Calheta e o II Aquabike do Paul do Mar, respectivamente. Estas provas foram marcadas pela presença de chuva intensa que acompanhou os atletas ao longo das duas provas.

O Aquatlo da Calheta foi disputado com 750 metros de natação num percurso, que devido à grande ondulação presente no meio da baía foi redefinido para 3 voltas no interior da baía, e com 5 km de corrida. A partida da prova deu-se por volta das 17h e 15min (30 min antes do previsto) o que não permitiu a realização do aquecimento antes do início da prova. Na natação senti-me bem mas penso que se tivesse aquecido antes tinha nadado melhor. Acabei a natação em 3º lugar da geral, posição essa que iria manter até o fim. No segmento de corrida senti-me muito bem mas já não deu para alcançar o 2º classificado. Conclui a prova em 27’ 38’’.
Já no Aquabike do Paúl do Mar a prova foi marcada novamente pela chuva, mas também pela elevada dificuldade do segmento de ciclismo com a subida da Fajã da Ovelha.  Mais uma vez, devido à grande ondulação, o percurso de natação foi alterado e assim os supostos 375 m passaram para cerca de 200 m o que prejudicou os atletas com uma melhor natação, como é o meu caso. Neste segmento de natação não consegui impor um grande ritmo talvez devido ao cansaço da prova do dia anterior e saí deste segmento juntamente com o Bruno Feitas. A transição para a bicicleta correu-me muito bem e saí do parque de transição em 1º lugar. Depois ainda faltava 5 km de subida, km’s esses que fiz juntamente com o meu colega de equipa Bruno Freitas, ajudando-nos mutuamente. A sensivelmente 400 m para o final da prova eu ataquei mas não consegui descolar do Bruno e quando acabou o meu “combustível” ele ainda conseguiu atacar e não lhe consegui acompanhar, acabando assim em 2º lugar a 5 segundos dele. Acabei esta prova com o tempo de 23’ 46’’.    
Este fim-de-semana teve um balanço muito positivo não só pelo facto de ter alcançado dois pódios a nível absoluto seguidos, mas também pelo ganho de ritmo competitivo que me ajudará no Triatlo de Alpiarça que disputar-se-á no dia 24 do presente mês e que conta como uma prova de apuração para a selecção nacional de triatlo.

 

III Duatlo Ponta do Sol - Canhas 2013

 

Decorreu ontem, dia 20 de janeiro de 2013 o III Duatlo Ponta do Sol - Canhas 2013, com muito frio, mas também com sol. A prova fica marcada por um exigente percurso de 3/11/1,2 kms de corrida/bicicleta/corrida respetivamente.

Foi também a estreia do meu novo fato de triatlo, com o patrocínio da Ourinvest/Grupo Talento Gótico.

A prova começou por volta das 09h10, com uma partida rápida, na qual não me senti a correr a 100%, mas com o decorrer da corrida, as sensações melhoraram, e acabei a 1ª corrida na 7ª posição. A transição para a bicicleta correu-me bem, o que me fez começar o ciclismo com boas perspectivas. Dado a dificuldade do percurso de ciclismo, tanto pelas íngremes subidas, como as difíceis e apertadas curvas nas descidas, até acho que fiz um bom ciclismo. A história do meu segmento de ciclismo é fácil de explicar - ganhar lugares a subir, e perder lugares a descer... por isso a necessidade que tenho de treinar mais as descidas.

Acabei o ciclismo na 6ª posição, mas acabei por perder uma posição com o Miguel Gonçalves no sprint final, ficando assim no 7º lugar à geral (no ano passado nesta prova tinha acabado no 12º lugar)

Fazendo um balanço final, acho que foi uma boa prova para começar esta época, e ganhar ritmo competitivo para as futuras provas de maior importância.

 

Corrida de São Silvestre 2012

 

Ontem, dia 28 de Dezembro de 2012, pelas 20h00, participei na Corrida de São Silvestre do Funchal.

Como vinha de uma semana de recuperação activa,  não sabia bem como as minhas pernas iam reagir. Após um começo algo atribulado, devido ás falsas partidas, e ao elevado número de participantes, começei um pouco devagar e com receio de exagerar no ritmo, mas quando cheguei á subida do Oudinot, visto que as minhas pernas estavam bem, acelerei um pouco o ritmo, ritmo esse que consegui manter até ao fim da prova, acabando com o tempo de 21'20'', melhorando cerca de 5' ao meu tempo do ano passado, o que prova a minha evolução desde essa prova. 

Se tivesse contado para a classificação, teria ficado no 69º lugar da geral, entre 1600 participantes, o que é muito bom. 

ENTREGA DE PRÉMIOS DO LUDENS 2012
Ontem, dia 23 de dezembro de 2012, pelas 18h00, decorreu na Junta de Freguesia de Machico, um convívio com todos os atletas, familiares, dirigentes e patrocinadores do Clube Ludens de Machico..​
Após o convívio, foi feita uma entrega de prémios aos melhores atletas do clube, que se destacaram durante a ultima época desportiva.
A mim coube receber o prémio de Jovem Triatleta do Ano masculino, o que me fez encher de orgulho, e que me faz dar mais motivação para a próxima época, e que me fez perceber o grande clube a que eu pertenço.























 







ESTÁGIO DO LUDENS

Decorreu na Pousada da Juventude na Calheta, entre os dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2012, um estágio com a equipa de triatlo do Ludens, e que teve o apoio do meu patrocinador, a Ourinvest Funchal C Lobos.

O estágio começou com um treino de ciclismo com o ciclista profissional da Movistar - Rui Costa.  Este treino teve o seguinte percurso: Calheta/Raposeira/Prazeres/R. Brava, onde o Rui Costa se disponibilizou para tirar umas fotos connosco.

Nos restantes dias foram feitos os treinos programados.

Este estágio, além da parte do treino físico  também foi muito útil para o desenvolvimento do espírito de equipa e convívio entre todos.

O estágio terminou com a vinda de bicicleta desde o miradouro da R. Brava até ao Funchal, com paragem no Cabo Girão para ver o novo miradouro lá construido.

Depois deste treino de ciclismo, participei na corrida AURA, em que apesar do grande cansaço dos três dias de treino duro, consegui fazer uma boa corrida, e consequentemente um bom tempo. Resultados aqui.

O meu tempo final foi 19´11'', se tivesse contado para a classificação, teria ficado no 36º lugar da geral, o que é muito bom.

Espero que para a Páscoa seja possivel repetir um estágio como este.

















REALIZAÇÃO ESTAGIO EQUIPA TRIATLO DO LUDENS

No próximo dia 19 vou fazer um estágio com a minha equipa para a Calheta. Quero agradecer ao Ludens Clube Machico pela iniciativa e por me proporcionar este estágio e ao Ourinvest Funchal C Lobos pelo apoio que me deu à minha ida ao mesmo.

O programa é o seguinte:

19 de dezembro de manha - treino de mar na Calheta

19 de dezembro de tarde - treino de bicicleta mais corrida

20 de dezembro de manha - treino de bicicleta

20 de dezembro de tarde - treino de natação

20 de dezembro de tarde - treino de corrida

21 de dezembro de manha - treino de natação

21 de dezembro de tarde - treino de ciclismo

21 de dezembro de tarde - prova de atletismo Aura



FESTA ANUAL DO TRIATLO - MADEIRA 2012

​

Realizou-se no dia 1 de dezembro a festa de entrega anual dos prémios do triatlo 2012.​

O Jantar de convívio decorreu em Santana e contou com a presença de mais de uma centena de participantes entre os representantes de vários clubes, dirigentes, técnicos, familiares e dos atletas.​

Estiveram igualmente  presentes os representantes dos diversos órgãos sociais da ”A.R.T.M”, assim como o Município de Santana.

Após o jantar procedeu-se à entrega de prémios referentes aos diversos campeonatos  individuais e de Clubes disputados durante a presente época desportiva, tendo consagrado os atletas do Ludens Clube de Machico, Carlos Nóbrega e  Marília Aveiro, como os mais premiados do ano.​

O momento alto da noite correspondeu à entrega de prémios da votação realizada entre os clubes e “A.R.T.M” relativamente aos melhores do ano e que tiveram como vencedores nas diversas categorias:​

Diogo Nóbrega - Atleta Jovem do Ano;

bottom of page